quarta-feira, 12 de outubro de 2011


                                PROJETO PEDAGÓGIGO
PROFESSORAS: Maria das Vitórias Silva e Maria Verônica Pereira
TEMA: FOLCLORE, saber do povo.  

JUSTIFICATIVA

           O folclore e a cultura local são construídos por meio das relações que o homem estabelece com o outro e com o mundo, desde o seu nascimento. Diversos são as instituições que exercem influência na vida do sujeito, entre elas, a família, a igreja e a escola. Por esse motivo enfatizamos a importância dessas relações de valores e de fatores econômicos e sociais mostrando como o homem produz cultura, através do projeto o folclore que está intimamente relacionado a essas questões. Com base nesses preceitos iremos vivenciar juntos com os alunos algumas manifestações da cultura popular reconhecendo a importância do folclore, o qual irá nos ajudar a identificar e reconhecer as tradições do nosso povo e suas manifestações valorizando a maneira de agir, pensar e sentir. O folclore brasileiro é muito variado e as diversas regiões costumam apresentar demonstrações específicas de acordo com a cultura do seu povo.

OBJETIVO GERAL

        Resgatar a importância do folclore através da exploração de diferentes textos (cantigas, parlendas,             lendas, trava-linguas adivinhas de tradução oral e manifestação da nossa cultura).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS          

        *Estimular e desenvolver a imaginação e a criação;
         * Desenvolver hábitos de pesquisas;
         *Incentivar o gosto pela leitura, arte, música, dança, valorizando a cultura popular;
        *Desenvolver a linguagem oral;
        *Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
        *Valorizar a diversidade cultural;
        *Levar o educando a ter respeito pela cultua e pelos costumes;
         *Elaborar e resolver situações problemas envolvendo a cultura e o cotidiano;
          *Valorizar e respeitar as crenças religiosas da nossa região.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
        
          *Leituras diversas e produções;
          *Exploração das literaturas infantis (contos);
          *Dramatizações de cantigas de rodas, lendas e outros;
           *Brincadeiras;
            *Pesquisas dirigida sobre lendas (lobisomem, mãe-d’ água etc.);
            *Desenhos de personagens do folclore;
              *Escrita de textos de memórias (cantigas, parlendas , histórias, trava- línguas.
              *Recorte e colagem;
              *Caça palavras;
                *Pinturas, etc.

RECURSOS UTILIZADOS
         *Livros didático;
      *Papel ofício, papel madeira, cartolina, quadro, giz, lápis de cor, tesouras, revistas, cola, etc.
    *Dicionários;
   *Livros de literatura;
   *Aparelho de som, etc.

AVALIAÇÃO

      Através da observação, como se desempenha o desenvolvimento dos trabalhos em grupos, nas atividades propostas durante o decorrer das tarefas.



           
                                                                                                                                                                                                                                                      











Nenhum comentário:

Postar um comentário