PROJETO PEDAGÓGIGO
PROFESSORAS: Maria das Vitórias Silva e Maria Verônica Pereira
TEMA: FOLCLORE, saber do povo.
JUSTIFICATIVA
O folclore e a cultura local são construídos por meio das relações que o homem estabelece com o outro e com o mundo, desde o seu nascimento. Diversos são as instituições que exercem influência na vida do sujeito, entre elas, a família, a igreja e a escola. Por esse motivo enfatizamos a importância dessas relações de valores e de fatores econômicos e sociais mostrando como o homem produz cultura, através do projeto o folclore que está intimamente relacionado a essas questões. Com base nesses preceitos iremos vivenciar juntos com os alunos algumas manifestações da cultura popular reconhecendo a importância do folclore, o qual irá nos ajudar a identificar e reconhecer as tradições do nosso povo e suas manifestações valorizando a maneira de agir, pensar e sentir. O folclore brasileiro é muito variado e as diversas regiões costumam apresentar demonstrações específicas de acordo com a cultura do seu povo.
OBJETIVO GERAL
Resgatar a importância do folclore através da exploração de diferentes textos (cantigas, parlendas, lendas, trava-linguas adivinhas de tradução oral e manifestação da nossa cultura).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Estimular e desenvolver a imaginação e a criação;
* Desenvolver hábitos de pesquisas;
*Incentivar o gosto pela leitura, arte, música, dança, valorizando a cultura popular;
*Desenvolver a linguagem oral;
*Resgatar brinquedos e brincadeiras folclóricas;
*Valorizar a diversidade cultural;
*Levar o educando a ter respeito pela cultua e pelos costumes;
*Elaborar e resolver situações problemas envolvendo a cultura e o cotidiano;
*Valorizar e respeitar as crenças religiosas da nossa região.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
*Leituras diversas e produções;
*Exploração das literaturas infantis (contos);
*Dramatizações de cantigas de rodas, lendas e outros;
*Brincadeiras;
*Pesquisas dirigida sobre lendas (lobisomem, mãe-d’ água etc.);
*Desenhos de personagens do folclore;
*Escrita de textos de memórias (cantigas, parlendas , histórias, trava- línguas.
*Recorte e colagem;
*Caça palavras;
*Pinturas, etc.
RECURSOS UTILIZADOS
*Livros didático;
*Papel ofício, papel madeira, cartolina, quadro, giz, lápis de cor, tesouras, revistas, cola, etc.
*Dicionários;
*Livros de literatura;
*Aparelho de som, etc.
AVALIAÇÃO
Através da observação, como se desempenha o desenvolvimento dos trabalhos em grupos, nas atividades propostas durante o decorrer das tarefas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário